Livros
O primeiro volume da coletânea de livros de Química forense titulado em “Documentoscopia: combatendo a falsificação monetária” é fruto de um projeto de Iniciação Científica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vila Velha (Edital 04/2019 - Pibic-Jr) em parceria com o Grupo de Estudos em Microscopia (GEM - http://gem-micro.com.br), sob supervisão da Prof. Glória M. de F. Viegas, do Laboratório de Petroleômica e Forense (http://petroforense.ufes.br) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Espírito Santo e da Sessão de Documentoscopia da Polícia Técnica Científica do Espírito Santo (Perita Jandira Maria de Oliveira Bone Brandão). O volume 1 traz uma abordagem de como a Documentoscopia pode combater as falsificações monetárias, sendo apresentado conceitos e definições sobre documentos, cédulas monetárias, elementos de segurança (tamanho, assinaturas, legendas, numeração, marca d’água, fita de segurança, quebra-cabeça, tipo papel, faixa holográfica, regiões calcográfica, número escondido, microimpressões e elementos fluorescentes), radiações eletromagnéticas bem como sobre o equipamento utilizado pela Polícia Civil no estudo de documentos questionados (Comparador Espectral de Vídeo – VSC). Desta forma, trata-se de uma coletânea que irá difundir a ciência e a tecnologia além de ser um produto educacional para a área de ensino, pesquisa e extensão. O arquivo com a história completa encontra-se abaixo para download. Desejamos a todos uma ótima leitura!!!
O segundo volume da coletânea de livros de Química forense titulado em “Desvendando a cena do crime” é fruto de um projeto de Iniciação Científica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vila Velha (Edital 04/2019 - Pibic-Jr) em parceria com o Grupo de Estudos em Microscopia (GEM - http://gem-micro.com.br), sob supervisão da Prof. Glória M. de F. Viegas e do Laboratório de Petroleômica e Forense (http://petroforense.ufes.br) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Espírito Santo. Esta história em quadrinhos retrata assuntos importantes para a sociedade de um modo geral, como por exemplo o feminicídio. Foram abordados esclarecimentos sobre a preservação de uma cena de crime para a investigação dos possíveis vestígios. Além disso, conceitos e definições sobre Balística forense, abordando análise do projétil e resíduos de disparos por arma de fogo foram desenvolvidos utilizando técnicas como confronto balístico, teste colorimétrico e a microscopia eletrônica de varredura acoplado ao espectrômetro de raios X por dispersão de energia – MEV/EDS. Adicionalmente, o livro trata do estudo de outros vestígios encontrados na cedo do crime como impressão digital, sangue e pegadas, onde para isso, é abordado técnicas como acervo fotográfico, técnica do pó e a reação de Quimioluminescência utilizando luminol. Essa coletânea, portanto, aborda temas e conceitos que demonstram a importância da difusão das ciências forenses como produto educacional para a área de ensino, pesquisa e extensão.
O terceiro volume da coletânea de livros de Química forense intitulado “O pó branco escondido na mala” é resultado de uma parceria entre o Projeto de Iniciação Científica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vila Velha (Edital 04/2019 - Pibic-Jr) e o Grupo de Estudos em Microscopia (GEM - http://gem-micro.com.br), e o Laboratório de Petroleômica e Forense (http://petroforense.ufes.br), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Neste volume, são apresentadas as etapas que norteiam a identificação de um material “suspeito” (na forma de pó branco), desde o processo de suspeita e apreensão até a devida identificação do conteúdo químico. As análises laboratoriais forenses são apresentadas com uma linguagem simples e científica, e os principais conceitos e definições como: droga de abuso, cocaína, teste colorimétrico, cromatografia em camada delgada e cromatografia gasosa acoplada a um espectrômetro de massas. Assim, o presente material destina-se a divulgação científica no formato de produto educacional para a área de ensino, pesquisa e extensão.