Colaboradores

Dr. André Assis Pires

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2007). Tenho experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia e Biotecnologia. Atuo como professor no Instituto Federal de Educação do Espirito Santo - IFES - Campus Vila Velha e na área administrativa do Campus. Tenho experiência institucional já tendo atuado como Diretor de Produção e Pesquisa do Ifes Campus Itapina e como Diretor Geral de Pesquisa do Ifes. Atualmente ministro a disciplina Biologia II e atuo como Diretor de Administração e Planejamento Ifes Campus Vila Velha (Portaria nº. 693 de 26/03/2018 - D.O.U.).

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4599470937337543

Dr. Araceli Verónica Flores Nardy Ribeiro

Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Agroquímica também pela UFV e Doutora em Ciências (Química Analítica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui curso de capacitação em Projetos e Estratégias para o Ensino da EJA e Programa de Educação Especial I pelo CETEB/FUBRAE. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus de Vila Velha-ES atuando nos cursos de Técnico em Química, Licenciatura em Química, Bacharel em Química Industrial e no Mestrado Profissional em Ensino de Química. É, também, Coordenadora de projetos de pesquisa no GIBBA: Grupo de Investigação em Bioquímica e Biofísica Ambiental/CNPq. Tem orientado alunos de iniciação científica graduandos em Química do IFES, foi co-orientadora de dissertações de mestrado no Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da UFES, e, atualmente integra o grupo de orientadores no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) com a linha de pesquisa na área de Química Ambiental e Energia. Orienta e orientou, no IFES, vários trabalhos de conclusão de curso de graduação em Química. Apresentou vários trabalhos científicos em eventos, regionais, nacionais e internacionais. Além disso publicou capítulo de livro, artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. No IFES foi coordenadora do curso de Licenciatura em Química de 2006 a 2009 no Campus de Vitória-ES. Foi Diretora de Graduação de 2009 a 2013, e, Pró-Reitoria de Ensino de maio de 2013 a outubro de 2017. Foi Coordenadora institucional do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) no IFES de julho de 2017 a março de 2018.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0085257530517329

Dr. Boniek Gontijo Vaz

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2009), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas - LaCEM do IQ/UFG. Têm experiência na área de Química com ênfase em espectrometria de massas. Atua no desenvolvimento instrumental e novas aplicações de fontes de ionização ambiente, em novos desenvolvimentos em petroleômica, FT-MS e química forense. 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7814534710550639

Dr. Carlos Augusto Chamoun do Carmo

Perito Criminal do Espírito Santo (desde 2007) e Professor do IFES (desde 2010), Biólogo (UERJ, 1996), Mestre em Microbiologia (UFV, 1999) e Doutor em Ciências Biológicas - Entomogenética Forense, pela UFRJ / Museu Nacional (2010-2014). No doutorado, desenvolveu suas análises entomológicas no Laboratório de Diptera do Museu Nacional da UFRJ e no Laboratório de Entomologia Forense do ICCE, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e as análises moleculares foram executadas no Instituto de Perícias e Pesquisas em Genética Forense - IPPGF, também da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Suas pesquisas foram na recuperação e identificação de DNA Y-STR humano a partir do trato gastrintestinal de larvas e pupas cadavéricas de Diptera (moscas), numa simulação de análise pericial em que a vítima é encontrada dias após seu estupro e morte, já em decomposição avançada. Finalizou suas pesquisas de doutorado na Florida International University (FIU) e no Crime Lab/CSI, do Miami Dade Police, nos Estados Unidos da América, entre 2013 e 2014. Sua tese de doutorado foi escolhida a melhor do Brasil na área forense, para o biênio 2014-2016, pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses - SBCF, e em 2019, sua trajetória foi vencedora do Prêmio Espírito Público, na área de Segurança Pública, maior premiação de um servidor público no Brasil. 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0667944420472780

Claudio Martin Pereira de Pereira

Docente da Universidade Federal de Pelotas, tem 109 artigos publicados; 18 depósitos de patentes, 4 Capítulos de livro (Editora Internacional) e 4 livros. Nos últimos 10 anos formou 13 mestres e 3 doutores. Dentre outras áreas de interesse, pode-se destacar: Biotecnologia de algas, Ciências do Materiais, Química limpa e Ciências Forenses. O pesquisador é Bolsista de produtividade 2-CNPq. Coordena projeto em rede de Cooperação Internacional com o Chile na linha de pesquisa de Lipidômica de Macroalgas Sub-Antárticas através do Programa Geral de Cooperação Internacional PGCI - CAPES. Participou do Projeto Pro-Antar com participação de pesquisas em parceria com a USP no continente Antártico. É membro do INCT em Ciências Forenses. Atua efetivamente nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia-UFPel, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia dos Materiais e Bioquímica-Bioprospecção-UFPel. Claudio é avaliador Avaliador ad hoc, CAPES, CNPq e FAPESP. É avaliador do PIPE-FAPESP, programa que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo. É Representante da Pós-Graduação na Comissão do Comitê Gestor do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da UFPel e também integrante do Comitê de Inovação Tecnológica da Universidade. O professor Claudio é lider do grupo de pesquisa BioForense.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5722353488752184

Dr. Cristina Maria dos Santos Sad

Possui Graduação e Doutorado em química pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente FAZ Pós doc na área de petróleo e integra o grupo de pesquisa do LaPetro - UFES. Atua como servidora pública. Tem 15 anos de experiência na área de química de petróleos, com ênfase em desenvolvimento de metodologias para tratamento e caracterização de petróleos.

Dr. Denise Coutinho Endringer

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), tendo realizado estágio sanduíche na Purdue University (Indiana), Estados Unidos. Atualmente, é professora titular na Universidade Vila Velha, orientando nos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e no PPG em Assistência Farmacêutica. No Instituto Capixaba de Ciências e Administração atua como pesquisadora Sênior. Sua área de atuação concentra-se no estudo de alimentos, algas e plantas medicinais, realizando analise da composição química e centesimal e avaliação in vitro de atividades biológicas de produtos naturais isolados, alimentos e plantas medicinais, principalmente ensaios in vitro de inibição da ECA, COX-1, COX-2 e aromatase (CYP19), bem como diversos ensaios de quimioprevenção de câncer, realizados em cultura de células e órgãos.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6424432214565576

Dr. Gloria Maria de Farias Viegas Aquije

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo/ Rede Nordeste de Biotecnologia (2010). Atualmente é Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.Tem experiência nas áreas de microscopia com ênfase em Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia de Força Atômica; em Botânica com ênfase em taxonomia e morfoanatomia das Samambaias e Licófitas. 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1444372722806046

Dr. Hildegardo Seibert França

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacognosia, Química de Produtos Naturais e Farmacobotânica atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de Qualdidade de Medicamentos Fitoterapicos e Drogas Vegetias, Isolamento e elucidação estrutural de substâncias de Plantas Superiores, Ensaios Biológicos. 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1284874997224988

Dr. José Aires Ventura

Tem graduação (B.Sc.) em Agronomia (1973), especialização em Micologia (1975), Mestrado em Fitopatologia (Agronomia), na área de concentração em Epidemiologia, pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa em 1993. É Pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, desde 1976, tendo ocupado a gerência do Laboratório de Fitopatologia de 1976 a 1989; foi Chefe do Departamento de Planejamento e Operações Técnicas de 1988 a 1989, Diretor Técnico de 1995 a 1999 e Chefe da Área de Pesquisa do Incaper de 2000 a 2016. É orientador credenciado nos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Produção Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES e do programa de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO. Tem uma produção bibliográfica superior a 640 trabalhos incluindo artigos em periódicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro, resumos em períodicos e anais de eventos científicos. Possui 15 produtos tecnológicos, 6 patentes e registros depositados, 2 software, 1 processo ou técnica e outros 318 itens de produção técnica e científica. Recebeu mais de 15 prêmios e/ou homenagens, com destaque para o Prêmio Frederico de Meneses Veiga, da Embrapa. Atua na área de Fitopatologia e Biotecnologia. Interagiu com a Empresa Brasileira de Ensino Pesquisa e Extensão como professor e orientador de estudantes de graduação. Atualmente tem colaboração com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na execução de pesquisas e na orientação de estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Vegetal e em Biotecnologia e no Mestrado da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. É consultor ad hoc junto a várias instituições de ensino, pesquisa e fomento, sendo coordenador de 7 projetos de Pesquisa em Fitopatologia e Inovação. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Doenças de Plantas, Controle, Manejo, Fitopatologia, Biotecnologia, Abacaxi, Banana, Mamão, Fusarium, Fungos e Resistência.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8687116881326074

Dr. Jose Geraldo Mill

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1975), Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1987). É Professor Titular de Fisiologia do Departamento de Ciências Fisiológicas e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da UFES. É sócio titular da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Coordena as linhas de pesquisa em 'Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares' e 'Fisiopatologia Cardiovascular', com ênfase em estudos nas áreas de infarto do miocárdio e hipertensão arterial. É pesquisador 1A do CNPq e coordenador do Centro de Investigação ELSA (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto) no Espírito Santo. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM-Ebserh) da UFES. 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2497419234600362

Dr. Keyller Bastos Borges

Possui Graduação em Farmácia (2000-2003), Habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas (2004) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Mestrado em Toxicologia (2004-2006), Doutorado-Sanduíche em Ciências (2006-2010) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), Universidade de São Paulo (USP) (Brasil) e Universidad de Cádiz (UCA) (Espanha) (2008-2009), Pós-Doutorado no NPPNS da FCFRP/USP (2010-2011) e Pós-Doutorado na University of Warwick (Inglaterra) (2017-2018) e University of Birmingham (Inglaterra) (2018). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (2000-2003) na UNIFAL-MG, Professor Substituto de Química Analítica na FCFRP/USP e atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Dom Bosco, Departamento de Ciências Naturais (DCNAT) desde 2011 onde orienta alunos de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Membro do Programa de Pós-graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) (desde 2011) e do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG) (desde 2013). Coordena projetos financiados pela FAPEMIG (4 Universal), CAPES (1 Organização de Evento) e CNPq (2 Universal). Recebeu como principais prêmios: Prêmio Teses 2011 (CAPES, Menção Honrosa), Young Investigator 2011 (Bioanalysis), Emerging Investigator 2015 (RSC, Analytical Methods) e Prêmio Destaque em Pesquisa (SBQ-MG, Jovem Talento). Até momento possui 1 livro, 11 capítulos de livros, 11 depósitos de patentes, 1 desenho industrial licenciado e mais de 95 trabalhos publicados em revistas especializadas com seletiva política editorial. É autor correspondente em 46% e primeiro autor em 16% dos artigos publicados, sendo 38% de colaborações com outros grupos de pesquisa. É líder do Grupo de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Analítico (PID Analítico) e Coordenador do Laboratório de Separações (LASEP) desde 2011 (8 anos).

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7045415884414249

Dr. Luiz Silvino Chinelatto Júnior

É bacharel em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2001), Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Doutor em Química pela Universidade de Zaragoza - Espanha (2009). Cumpriu estágio de Pós-Doutorado no Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear de Sólidos Profa. Adelina Costa Neto (IQ-UFRJ), atuando no desenvolvimento do projeto "Caracterizaçao de Precursores e Catalisadores de Hidrorrefino por RMN de 95Mo MAS" (2012-2014); tendo realizado parte dos experimentos de RMN de sólidos no Instituto de Materiais da Universidade de Aveiro e no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2007 é Químico de Petróleo do Centro de Pesquisas Leopoldo A. Miguêz de Mello - CENPES (PETROBRAS). Possui experiência nas áreas de Química Orgânica e Química Analítica. Atua principalmente nos seguintes temas: 1) Ressonância Magnética Multinuclear para amostras em soluçao e no estado sólido aplicada à indústria de petróleo e petroquímica e 2) Desenvolvimentos analíticos para biocombustíveis e bioprodutos.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8008284454162318

Marsele Machado Isidoro

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas, Cromatografia Liquida de Alta Eficiência. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Catanduva.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1150094034053409

Dr. Rafael Scorsatto Ortiz

Pós Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS com pesquisas no tema da falsificação de medicamentos, desenvolvendo metodologias analíticas que permitam detectar e rastrear medicamentos falsificados. Perito Criminal Federal da Polícia Federal (desde 2004) atuando na área de perícias de laboratório (drogas, medicamentos, agrotóxicos, etc.) e de local de crime. Possui graduação em Farmácia pela UFRGS (1998), com ênfase em Indústria de Medicamentos (2000). Possui Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2003) e Especialização em Toxicologia Forense pelo Centro Universitário Feevale (2009). Criador e docente do curso de extensão "Toxicologia Forense: Aspectos legais, métodos analíticos e aplicações" (2013). Sua Tese de Doutorado "Perfil químico e tecnológico de medicamentos falsificados: uma abordagem estatística multivariada para os casos do Viagra e do Cialis? foi classificada em primeiro lugar no 4º Encontro Nacional de Química Forense (ENQFor), em 2014, recebendo o Prêmio Destaque Forense. É co-autor do livro "Toxicologia Forense", o qual foi premiado como Melhor Livro na área de Ciências Forenses (2014/2015), recebendo o Prêmio Destaque Forense, em 2016. É membro do Comitê Gestor do INCT Ciências Forenses.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9334825640676043

Dr. Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro

É docente da Universidade Federal de São João del Rei, campus Centro-Oeste nos cursos de Medicina, Enfermagem e Bioquímica desde 2008. Durante estes últimos anos exerceu e exerce cargos administrativos: Membro do Colegiado de Graduação do curso de Medicina, Membro do Comitê de Iniciação Científica, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP) por dois mandados; Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do CCO (UFSJ), Membro da Congregação do CCO (UFSJ). Foi coordenadora do Laboratório de Microscopia durante o ano de 2012 a 2013; coordenou o Laboratório de Biologia Celular e Mutagênese de 2011 a 2014. É credenciada em dois Programas de Pós-graduação: o Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular atuando como docente e no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia como docente e coordenadora. Além disso, coordena o Laboratório de Patologia Experimental desde 2014, e tem projetos de pesquisa/extensão aprovados e financiados em órgãos de fomento como: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, Ministério da Saúde e Financiadora de Estudos e Projetos. Atualmente desenvolve as seguintes linhas de pesquisa no laboratório que coordena: Avaliação de extratos oriundos de produtos naturais e seus efeitos na cicatrização utilizando modelo murino; Avaliação de extratos oriundos de produtos naturais e seus efeitos na carcinogênese (in vitro e in vivo). É membro da Rede Mineira de Oncologia. Além disso, a docente tem envolvimento com os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Atividade Biológica de produtos naturais (UFSJ Líder); Câncer de Cabeça e Pescoço (Líder) e tem projetos em desenvolvimento participando como pesquisadora em: Ferramentas aplicadas ao diagnóstico de doenças de cabeça e pescoço (UFU); Genética molecular (UFSJ); Inibidores de Proteases de Plantas (UNIFESP); Patologia Mamária Humana, Animal e Experimental (UFMG); Química de Produtos Naturais e Biomoléculas (UFG) e por fim, Química Medicinal ( UFSJ). 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2822153594148981

Felipe Mauro Rena Cardoso

Possui graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), mestrado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2014) com sanduíche em Engenharia de Processamento pela Université de Pau et des Pays de l´Adour (2014). Atualmente é químico de petróleo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello. Tem experiência na área de Química, com ênfase em petróleo. (Texto informado pelo autor)

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7445086243070619

Felipe Pereira Fleming

 

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Engenharia Mecânica com ênfase em termociências pela PUC-RJ, e doutorado em Física com ênfase em Físico-Química de materiais pela Université de Pau et des Pays de l'Adour. Desde 2007 atua como químico de petróleo no CENPES, Centro de Pesquisas da PETROBRAS, na área de garantia de escoamento. (Texto informado pelo autor)

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2347429090618490

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910